quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Culinária cardio friendly: Organização do tempo & alimentação


O que me motiva a escrever, hoje, é, exatamente, a experiência do dia: equacionar os compromissos com uma alimentação bacana. Como digo sempre, cada postagem da "Culinária cardio friendly" não tem nenhuma ideia de ser "modelo", só reflete minhas escolhas alimentares que sejam "amigas do coração".

Em 2012 tive um infarto e, desde então, algumas mudanças ocorreram na minha alimentação. Necessárias, sim, mas sempre buscando manter o prazer de comer, coisa que, para mim, é essencial!

O dia de hoje foi intenso! Sim, comecinho de ano, férias, e já 'no pique'? Mas é que, justamente porque estou de férias no trabalho, que aproveito o tempo 'livre' para resolver pendências particulares e domésticas! Sim, sim... Bem na linha 'descansar carregando pedras', que diziam nossas avós... :-D

Manhã e parte da tarde passei no Poupa Tempo, resolvendo probleminhas de documentação do carro: licenciamento, IPVA, DPVAT etc., e, de tarde, eu dei uma 'geral' nos "cama-mesa-e-banho" daqui de casa.

O trabalho foi grande e, embora valha a pena, e me deixe bem feliz o resultado, o jantar ficou 'comprometido', porque eu já estava bem cansada no fim do dia. Mas cansaço não pode ser desculpa para comer 'porcarias', né? E assim, saiu um macarrãozinho supimpa, com atum, brócolis e cenouras.

Usei uma lata de atum em água, e um pacote de vegetais congelados. Fervi uma panela grande de água e pouco sal e, antes de cozinhar a massa, coloquei os vegetais para descongelar. Escorri os vegetais e, na mesma água, cozinhei a massa (OBS: massa fica soltinha quando é cozida em muita água!). Enquanto a massa cozinhava, numa outra panela, cloquei meia xícara de azeite, o atum, uma colher de sopa de alho tostado e os vegetais descongelados. No fogo baixinho, o azeite esquentou e envolveu tudo e, assim que a massa ficou 'al dente', escorri e misturei tudo. Por cima, pimenta do reino preta, moída na hora, e queijo ralado.

Olha que lindo que ficou!
By Ju Sampaio - 2017
Lindo, gostoso, leve e saudável! ;-)


OBS: Minhas comidas são cardio friendly, procurando reduzir gorduras animais e sódio. Esse não é um blog de culinária nem de nutrição e, assim, nem sempre haverá receitas, só o modo como fiz. Não me preocupa EM NADA o número de calorias. Se você não consegue olhar para uma imagem de comida sem pensar em calorias, procure ajuda de um psicólogo com urgência! :-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário