domingo, 24 de abril de 2016

Home Office: Trabalhar em casa

Feriado acabando e você ai pensando na semana de trabalho que começa a amanhã?

Correria, trânsito, colegas chatos... Tudo volta ao "normal" e... No fundo o que você queria mesmo era... Trabalhar em casa?

Então... Vem ver ideias ótimas de Home Office!

A ideia não é nada nova, nem mesmo original. Mas sim uma tendência mundial que vem ganhando mais adeptos a cada dia. E não estou falando dessas "oportunidades maravilhosas de trabalhar em casa", que vemos por ai que, em geral, são grande 'arapucas'; nem de coisas ilegais. Mas sim de trabalho sério e bem feito.

Há duas formas de trabalho nessa modalidade: sendo autônomo (ou Freelancer, que é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente) ou como empregado de uma empresa.

Sabia que expressão freelancer - literalmente traduzida como "lanceiro livre" – deriva dos cavaleiros medievais mercenários, que se colocavam a serviço dos nobres que lhes pagassem mais para guerrear? (Wikipédia). A primeira vez que foi usada foi no livro "Ivanhoé", de Sir Walter Scott, em 1819, no trecho:
"I offered Richard the service of my Free Lances, and he refused them — I will lead them to Hull, seize on shipping, and embark for Flanders; thanks to the bustling times, a man of action will always find employment."
No primeiro caso para trabalhar como freelancer é preciso ter, além da vontade, certo perfil empreendedor. Não é preciso ter uma empresa aberta para trabalhar como autônomo, você pode cumprir as exigências legais, com impostos etc., com recibos RPA, mas se seu objetivo é abrir um negócio, vale a pena dar uma conferida no site do SEBRAE.

No segundo caso é necessário buscar um emprego em uma empresa que permita este tipo de modalidade. E, não, não é difícil. Por sinal, é mais fácil do que se pensa! Muitas e boas empresas já compreendem que esta forma de trabalho é possível e lucrativa, para ambas as partes.

Trabalhar em casa requer muita disciplina.

Sim, auto disciplina.

Não vai haver chefe te controlando (Ok, alguns dispositivos virtuais podem servir de controle, se o chefe assim quiser, mas isso é outro assunto. Administração vai bem além de controle de pessoal, não acha?), nem vai haver a quem enrolar, a não ser a você mesmo. Se você é do tipo “movido a esporro” pode não se adaptar a não ter esse, digamos, “estímulo”. Mas, se você é uma pessoal organizada e responsável, que faz seu trabalho corretamente, cumpre seus prazos e atinge suas metas com relativa facilidade, só tem a ganhar com o Home Office!

Olha só os benefícios:

Trânsito? Necas! Você acorda, toma seu café e senta-se confortavelmente em seu escritório em menos tempo que levaria no trânsito. E isso sem nem contar os congestionamentos e contratempos...

Fonte: http://www.marciafialho.com.br
Café? Você faz, fresquinho, em sua própria cozinha/cafeteira "gourmet", se preferir, e quando tiver vontade. Ah, você prefere chá? Ok, ok... Idem. E pode até colher as ervas frescas na sua própria horta, se assim desejar...

E vai tomar, ambos, na sua caneca preferida, da forma preferida, do modo preferido (Com ou sem açúcar, com seu adoçante preferido etc., etc., etc.) sem ter que implorar nadinha para a "mocinha do café" ou "se estapear" com a máquina de café que nunca tem o que você realmente queria. Sem falar em dar uma esticada no sofá, prá variar, ou trabalhar na varanda (se você tem uma) num dia quente.

Fonte: http://www.dinheirobr.com
As refeições? Fala sério... A melhor parte de se trabalhar em casa é poder fazer as refeições no melhor lugar do mundo: sua própria casa.

E se você não sabe cozinhar, não gosta ou prefere comer em restaurantes? Bolas, não muda nada... Vá até um e coma, uai!

Mas separe um tempo para as refeições, de modo correto. Um cafezinho do lado do micro, ok, mas comer em cima do computador não é uma boa ideia. Além do risco de migalhas e acidentes com copos ser grande, dar um tempo no trabalho é importante e as refeições idem.

Você está buscando qualidade de vida, lembra?



Fonte: http://www.bananacraft.com
Seu material de escritório poderá ser exatamente o que você gosta, sem ter que dividir com ninguém! Isso é genial! Pensa só: quantas vezes sua caneta bacanérrima-laranja-fluorescente, sumiu de sua mesa no escritório, porque algum “espertinho” também achou a tal caneta bacana? Hum? E bloquinhos de recados, que nunca estão onde deveriam, porque ALGUÉM usou e não devolveu? Removedor de grampos? Grampeador? Clipes? Tudo seu, no lugar onde você deixou, prontinhos para serem usados! Papel na impressora, cartuchos idem...

É lógico que essas coisas não irão sozinhas da loja para os lugares delas em seu escritório e, assim, é preciso, mesmo essencial, haver planejamento e organização com a compra dos suprimentos, mas isso você já não tem que fazer na empresa, preenchendo formulários e solicitações?.

É certo que a maioria das empresas ainda aposta no "formatão" convencional para seus empregados, como certa universidade onde trabalhei com EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, aonde eu tinha que ir, de onde moro até a sede da empresa, para sentar na frente de um computador pior que o meu computador pessoal, com uma conexão pior que a minha conexão banda larga doméstica e... trabalhar na Internet!

Faz sentido? Nenhum, né? Pois é... Mas cheguei a passar mais de 6 horas “em trânsito”, em algumas épocas, como véspera de feriados e fim de ano... Tempo esse que, sem dúvida, poderia ser bem melhor aproveitado por mim em lazer e até mesmo trabalhando, caramba!

Mas, mesmo essas empresas “burrinhas”, se fizerem a conta “na ponta do lápis” verão que produtividade (e, consequentemente, seu lucro) aumenta quando o empregado está mais confortável e feliz. E isso, em todos os sentidos! Sem falar na redução de custos, né? Se trabalho com meu equipamento (computador e impressora, por exemplo) a manutenção destes é por minha conta, não da empresa. O mesmo em relação aos custos fixos de telefonia, conexão de Internet, luz, água, material de limpeza... Ou seja, antes de negar aos seus colaboradores a oportunidade do trabalho em Home Office, faz a conta ai, e vê, senhor empresário "sabixão"!

Algumas dicas para se ter um Home Office eficiente:

Fonte: http://www.ideiasdeprojetos.com.br
Reserve um lugar específico para trabalhar. Pode ser um dos quartos na casa, se houver espaço, ou ao menos uma mesa, uma escrivaninha, ou mesmo um armário adaptado. Mas não transforme seu quarto de dormir em um escritório. Mesmo em lugares com pouco espaço é importante é ter um “canto” reservado para isso.

Respeitar os espaços pessoais e de trabalho, para não haver confusão, é essencial e, dentro do seu quarto, a divisão entre vida pessoal e profissional vai ficar ainda mais difícil de ser conseguida.

Se você recebe clientes em casa é essencial haver espaço arrumado para isso. Um sofá pequeno no escritório, ou somente mais uma cadeira livre são suficientes. Não há nada demais em, eventualmente, usar a mesa de jantar para uma reunião de trabalho, porém cada coisa em seu tempo. Nada de dar o almoço das crianças enquanto atende o cliente, tudo na mesma mesa. Não é nada profissional e é bem anti higiênico, inclusive!

Fonte: http://www.ideiasdeprojetos.com.br
Tenha horários definidos claros, estipulados por você mesmo, sim, mas os cumpra rigorosamente. Trabalhar em casa não é sinônimo de fazer as coisas “quando der vontade”. Por sinal este é o melhor caminho para “se perder”.

Se você divide os espaços da casa com mais outras pessoas durante o tempo destinado ao trabalho (empregados domésticos, cônjuges, filhos, amigos etc.) é muito importante que todas as pessoas saibam claramente que você está em horário de trabalho. Não há nada menos produtivo que ser interrompido a todo instante pela empregada perguntando "N" coisas da casa, ou por filhos brigando, ou, ainda, vizinhos que vem "falar um oi". Você está em casa, sim, mas está trabalhando, não está desocupado. Trabalhar em casa não obriga ninguém a ficar 24 horas por dia disponível. Faça seu horário de trabalho e tenha disciplina. Trabalhando em casa é muito fácil engatar um ritmo de trabalho 24/7/365. E isso não é nada bom! Nem produtivo!

Fonte: http://casadokct.blogspot.com
Ok, a tentação de trabalhar de camiseta velha e pantufas é enorme, eu sei, ainda mais nos dias frios, mas não é porque está em casa que é sinônimo de bagunça-geral, né?

Roupas confortáveis não precisam ser esburacadas e velhas e você não precisa estar descabelado(a).

Cuide de sua aparência como cuidaria para trabalhar "fora", principalmente se recebe clientes em casa.

Tenha e-mails diferentes para trabalho e assuntos pessoais. Se você trabalhar para um empresa isso acontece quase automaticamente, mas se você é autônomo, juntar tudo num mesmo e-mail por fazer com que as coisas fiquem confusas.

O mesmo procedimento seria interessante quanto ao telefone. Ter um número separado pessoal e outro profissional. Mesmo que ambos sejam celulares. Um chip pré-pago não custa tanto assim e você vai escolher a quem dar seus números de contato, de acordo com sua conveniência.

Agora, a melhor parte: o fim do expediente! Você simplesmente se levanta da cadeira e pronto, acabou o trabalho do dia. Nada de ônibus cheio, trânsito, nada de papo vazio de horário de saída, nada de Happy Hour “por obrigação”. Você marcará os Happy Hour que desejar, que serão realmente úteis para seus interesses e networking, se esse for o objetivo. Ou terá mais tempo para estar com seus amigos, ou com a família, mais tempo para fazer exercícios, ler, cuidar de suas coisas pessoais, de sua casa..

Trabalho, já há alguns anos, no formato Home Office e estou muito feliz assim!

Sites para visitar, especializados, onde você encontrará mais informações:
  • Go Home - Blog temático sobre Home Office com milhares de dicas bacanas e artigos interessantes.
  • Fala Freela - Série de PodCasts sobre o trabalho FreeLancer
  • PEGN - 14 dicas fundamentais para quem tem um negócio em casa.
  • Trabalho em casa: como encontrar um emprego e escapar das armadilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário