quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Como tirar cheiro de cigarros da casa?

Fonte: http://institutopedrocozzi.blogspot.com
Se você, como eu, odeia cheiro de cigarros, não precisa querer matar seus amigos fumantes por isso, sabia? Bom, eu além de não gostar de cheiro de cigarro, sou fumante, o que complica um pouco as coisas, né? :-D

O ideal seria mesmo parar de fumar, e eu estou no caminho, num programa de desintoxicação, e já reduzi 75%, mas, enquanto não paro de vez, fico testando mudos de eliminar o cheiro do cigarro da casa e das coisas.

Do cabelo, não tem jeito: só lavando. Lavo diariamente os cabelos e, não, isso não prejudica os fios. Basta lavar com produtos para uso diário e, claro, não usar secador no dia a dia.

Em ambientes internos há algumas boas dicas para tirar o cheiro de cigarros.

Numa festa, por exemplo, espalhe potes com vinagre na parte alta dos móveis, como estantes e prateleiras altas, ou com grãos de café torrado. Acenda velas anti-tabaco (que ainda trazem charme para o 'evento') e coloque arreia para gatos nos cinzeiros. Isso não deixa o cheiro de cigarro se fixar no ambiente.

Se o cheiro já está, coloque numa panela grande partes iguais de água e vinagre de vinho (1/1) e ferva a mistura por uns 20 a 30 minutos, deixando o vapor se espalhar bem pelos cômodos. Ainda fervendo, com cuidado ande pelo ambiente com a panela, para que o vapor se espalhe bem. Depois disso, abra janelas e cortinas e deixe o ar entrar pelo maior tempo possível.

Se você, como meu filho, não suporta o cheiro de vinagre, se acalme, ele sai logo, não ficando impregnado.

Nas paredes, cortinas e sofás você pode passar uma mistura de água, vinagre e amaciante de roupas (na proporção 2 X 2 X 1). Misture tudo, coloque num borrifador, espalhe e deixe secar.

Nos tapetes, espalhe bicarbonato de sódio em pó, deixe por uma noite, e aspire no dia seguinte.

Se o cheiro estiver em roupas, lave-as e, na última enxaguada, coloque um pouco de vinagre branco ou de maçã na água. A proporção é de um copo americano para uma máquina de lavar média (de 5 kg a 7 kg de roupas). Nas maiores, naturalmente, coloque mais.

Ainda em roupas, se são do tipo que a gente lava pouco, como casacos pesados, coloque saquinhos com pedras de cânfora dentro dos bolsos das roupas, e pendurados nos cabides, em seguida, cubra o cabide com um saco de lixo grande, invertido, fazendo um furinho pequeno para passar o gancho do cabide, e deixe de 24 a 48 h. Quanto mais tempo, melhor. Depois, tire os sacos e deixe a peça arejando por mais 24 h antes de guardar no armário.

Fonte: http://artesanato.culturamix.com
Saquinhos de tule com areia para gatos dentro também são úteis para deixar nos armários que e estejam com cheiro de mofo, ou umidade. Fazem o mesmo efeito de gel de sílica, comprado nas lojas especializadas, e é muito mais barato!

Para fazer, corte um quadrado de 20 x 20 de tule, coloque um punhado de areia para gatos no centro, junte as pontas e amarre como um sachê, com uma fita, ou cordão. Pendura nos cabides com essa fita. Veja na imagem os sachês de sagu, do Culturamix. Os feitos com areia para gatos ficam parecidos, e se você preferir, pode enfeitar os sachezinhos com fitas e flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário